quinta-feira, 24 de março de 2016

Encontro Regional das Fraternidades Femininas do Sudoeste de Minas


Aconteceu no dia 20/03/2016 o Encontro Regional das Fraternidades Femininas do Sudoeste de Minas, patrocinado pelo Grande Oriente de Minas Gerais na pessoa do Grão Mestre Lázaro Emanuel Franco Salles na cidade de Cabo Verde.


A presidente estadual das Fraternidades Femininas  em exercício Rosângela Costa Lima Salles, fez a  abertura agradecendo a todas pela presença. Falou sobre os trabalhos que vem sendo realizados pelas Fraternidades e a necessidade do fortalecimento do trabalho das mulheres frente às Lojas Maçônicas.


Estavam presentes no encontro Fraternas das Cidades de:
Cabo Verde (anfitriã), São Sebastião do Paraíso, Passos, Guaxupé, Guaranésia, Muzambinho e Monte Santo de Minas. 





Em seguida foram empossadas a diretoria das Fraternidades recém fundadas denominadas:
- Fraternidade Feminina Estrela de Minas patrocinada pela Loja Estrela de Minas da Cidade de Guaxupé.
- Fraternidade Elos do Amor patrocinada pela Loja Marcos Joele da cidade de Passos.
- Cunhadas Estrela do Oriente patrocinada pela Loja Odilon Piconex da cidade de Muzambinho.
- Fraternidade Feminina Caridade Montessantense patrocinada pela Loja Caridade Montessantense da cidade Monte Santo de Minas.


Empossada a diretoria das novas Fraternidades Femininas a presidente Estadual Rosângela passou a palavra para que as representantes  do Clube das Acácias de nossa cidade (Associação Feminina Fraternidade Universal de São Seb. do Paraíso) na pessoa da  presidente em exercício Helena Bernadete Lima Dantas e também da ex-presidente Maria Regina Gomes Salgado, para falarem um pouco sobre o  trabalho realizado pelas associadas durante os 36 anos de existência.
Enfatizaram que nossa missão precípua é prestar assistência social e filantrópica às pessoas carentes, apoiando instituições que desenvolvem um trabalho em prol dos mais necessitados, realizando visitas e promovendo eventos beneficentes.

Que hoje, a nossa Fraternidade conta com a participação das esposas , como também, das filhas, viúvas, irmãs e mães de maçons da Loja Maçônica Fraternidade Universal e também de outras Lojas Maçônicas de nossa cidade .
 E que são desenvolvidos trabalhos voltados a atender a demanda das instituições filantrópicas de nossa Cidade e também do HRC (Hospital Regional do Câncer de Passos).

Dentro do que dispõe as normas estabelecidas em nosso Estatuto, sempre pautadas pelos princípios que regem a Maçonaria Universal, elevando a instituição “família” em primeiro plano,  a Fraternidade conta com a colaboração, o empenho e a doação daquelas que , gentilmente se dispõe a essa brilhante tarefa, doando seu tempo, seu talento e seu trabalho,  sendo que  algumas fraternas estão presentes desde a sua fundação.
Falaram também sobre a  inclusão à Tecnologia, tais como Blog, Facebook e Watsap para divulgação dos nossos eventos e interação com  Fraternas de outras cidades.


Esteve presente as Filhas de Jó da cidade de Cabo verde que deram as boas vindas e falaram um pouco sobre o trabalho por elas realizados.
"As Filhas de Jó  é uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade."

Finalizando O Grão Mestre Lázaro com a diretoria e o Venerável da Loja Maçônica de Cabo verde encerraram as solenidades agradecendo a todos pela presença.
As Filhas de Jó entregaram um mimo ao Grão Mestre e para sua esposa e presidente Estadual das Fraternidades  em agradecimento pelo apoio e presença no encontro.


A Fraterna Rosângela Diretora de Eventos realizou algumas dinâmicas de interação, valores e trabalho em equipe.


Foi um encontro muito proveitoso, voltado para o crescimento dos trabalhos em equipe.
Finalizando o encontro foi servido um delicioso almoço.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Bacalhoada Beneficente Clube das Acácias 2016



Já em clima de Páscoa realizamos ontem 17/03 a tradicional Bacalhoada Beneficente Clube das Acácias.
Foram entregues um bombom para cada participante em, agradecimento pela presença e também foram feitas várias rodadas de bingo de Ovos de Páscoa e outros brindes.
Toda renda será destinada às nossas obras beneficentes.


O Salão ficou super lotado. Agradecemos a todas que participaram desse evento. Sem o apoio e colaboração dessas mulheres nada disso seria possível.
"Sozinhas podemos pouco mas juntas podemos muito."



Ficamos muito felizes com a presença das Acácias de Cássia.
 Vocês são pessoas que admiramos muito,
Mulheres  realmente muito especiais e receber vocês em nosso evento fez o nosso dia muito mais feliz.
Tomara que a gente continue assim, sempre trocando gestos de amizade e consideração.
Acho que a gente deveria viver assim, distribuindo palavras amigas
e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo.
As palavras são impregnadas de vibrações, por isso não devemos
perder nenhuma oportunidade de manifestar bons sentimentos.
Muito obrigada a todas!!!



A comida estava uma delícia, tudo feito com muito carinho.


Não temos palavras para a agradecer o apoio que recebemos do Grupo Tonin em todos eventos organizados pelo Clube das Acácias, sem essa parceria não seria possível a realização desses eventos.
E em especial nossos agradecimentos a D. Nilza representando todo o Grupo Tonin.
Desejamos que receba em dobro todo bem que faz em prol da nossa comunidade, e queremos que saiba que  desejamos que sua vida seja abençoada por vibrações de paz e amor.


A presidente Helena Dantas e demais membros da diretoria agradece a todas as Acácias que trabalharam para que esse evento fosse um sucesso.


Manifestação contra Corrupção


Em torno de 800 pessoas participaram na manhã  do dia 13 de Março em São Sebastião do Paraíso na manifestação contra a corrupção e em defesa da moralidade.




O movimento liderado pelas quatro lojas maçônicas da cidade, de Itamogi e o Clube das Acácias . Contou também com a participação da sociedade civil como um todo.


10º Encontro das Comissões pró HRC


Foi realizado no dis 28 de fevereiro deste ano o 10º Encontrão das Comissões Pró HRC e estivemos presentes representando o Clube das Acácias.


Um clima de união, determinação e fé na luta pela vida. Assim, foi o 10º Encontrão das Comissões Municipais que trabalham em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos, realizado no domingo, 28 de fevereiro de 2016.
O evento em Passos, que acontece anualmente, tem como objetivo apresentar às comissões em prol do hospital, uma prestação de contas de tudo que foi arrecadado e mostrar para onde estão indo os recursos.
Segundo o diretor executivo do Hospital do Câncer, Daniel Porto Soares, durante o encontro também são colocadas as metas para o ano corrente. Entre as principais iniciativas estão a ampliação do número de leitos para a Oncologia, aquisição e instalação do equipamento de Cintilografia para trabalhar com a medicina nuclear e honrar os 50% restantes do pagamento do equipamento de radioterapia, que hoje está em torno de 550 mil dólares. Ficamos ,impressinadas como as pessoas da região têm se mobilizado para manter de pé e seguir em frente com o Hospital do Câncer. Este esforço das pessoas, na maioria gente da zona rural, traz uma alegria e é um estímulo para que a gente não desanime.
 Participar de um evento como o “Encontrão” é uma experiência indescritível”.



Todos saíram do local do evento e seguiram caminhando até o HRC, onde foi realizada a inauguração oficial da ampliação. À frente do público, a banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos, realizou a apresentação de músicas e executou o hino nacional. Em seguida, o presidente da Irmandade, Fabian Silveira Lemos, o diretor administrativo, Daniel Porto Soares, o coordenador do HRC, Paulo César Felipe Franco e o provedor Vivaldo Soares Neto, descerraram a placa de inauguração. O novo anexo do HRC chega, oferecendo a ampliação dos consultórios, recepção, novo aparelho de radioterapia (com maior evolução) e salas administrativas. Os recursos obtidos por meio de campanhas, eventos e ações de captação de recursos, foram utilizados na ampliação e aquisição de equipamentos e mobiliários.


Para finalizar, todos participaram de um almoço de confraternização, realizado no Auto Espaço. “A cada evento, os voluntários trabalham juntos, sorridentes e com entusiasmo, pois o que desejam é que o sucesso seja certo para que o hospital receba recursos que possam fazer a diferença. 


Para Finalizar como ninguém é de ferro após o delicioso almoço algumas Acácias passaram na Soverteria antes de retornarem para Paraíso.